Projetos



Agricultura Urbana

O projeto de Agricultura Urbana no morro do Escorpião faz parte de um programa, financiado pelo Proext com o título “Semeando a Agroecologia na Zona da Mata Mineira”. Tal projeto está sob a gestão do grupo Apêti desde o início do ano tendo três bolsistas formando a equipe responsável por executá-lo e articular o Apêti em atividades onde o grupo se encaixa. O projeto, atualmente acontece na escola municipal Nossa Senhora de Fátima (escola do Laranjal) e conta com a parceria de integrantes do grupo de capoeira Angoleiros do Mar- Tribo do Morro, desenvolvendo atividades de educação agroecológica com crianças de 4º e 5º anos. Tais atividades são realizadas com o apoio de dois canteiros sucessionais, implantados pelo grupo Apêti em meados de junho. As atividades foram divididas em quatro temas: Água, Lixo, Alimentação e Agroecologia sendo um tema por mês até dezembro. Os temas foram pensados, levando em consideração a realidade local e em cada atividade é utilizada uma metodologia diferente, dando um caráter dinâmico e de construção do conhecimento ao projeto. As atividades acontecem todas as quintas e quem estiver disposto a participar dessa construção será sempre bem vindo.








Recuperação da Cultura Amerindiafricana

O projeto tem o intuito de fazer a recuperação cultural de objetos, artesanatos, alimentos e hábitos presentes nas culturas indígenas, caboclas, africanas e camponesas, ao que estamos denominando amerindiafricana. Para que possamos apreende-las, inseri-las e até mesmo reinseri-las ao cotidiano da população rural da Zona da Mata mineira, focando no desenvolvimento e aprimoramento da agroecologia na região. A recuperação cultural vem sendo feita através de pesquisas etnobotânicas no bairro rural do palmital com agricultores(as) familiares. Através desta, e de outras pesquisas temos conseguido fortalecer e identificar a identidade cultural local. As pesquisas etnobotânicas também tem nos revelado produtos interessantes para a rede de prosumidores agroecológicos raízes da mata, bem como plantas potenciais a serem implementadas nos sistemas agroflorestais da região.



MICROBACIA ESCOLA


Microbacia Escola é um dos projetos desenvolvidos pelo ISAVIÇOSA.  
Este projeto oferece às escolas da micro-região de Viçosa, bem como a estudantes universitários, um programa orientado de visitação e educação ambiental, através de uma experiência diferenciada. A programação é adaptada conforme as características e faixa etária do grupo, envolvendo: palestras e vivências sobre vários temas ligados a meio ambiente e sustentabilidade; visita à trilha interpretativa pelas nascentes do rio São Bartolomeu, mostrando in loco os aspectos do ciclo hidrológico e técnicas para conservação do solo e da água; jogos cooperativos, atividades artísticas e vivências em grupo para sensibilização.






Casa do Acolhimento


O projeto Casa do Acolhimento é uma parceria do Grupo Apêti Agrofloresta, do CTA-ZM e da CNPq: Projeto Agroecologia dos Saberes com a Casa do Acolhimento Esperança do Amanhecer, iniciado no ano de 2012. O projeto é uma atividade de extensão que tem por objetivo fomentar praticas e valores agroecológicos entre as crianças e adolecentes que habitam a casa e estão perante a lei como órfãos judiciais. E atua de maneira lúdica com atividades pedagógicas e de maneira pratica com oficinas e capacitação técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário