Contato dos grupos


Apêti

O grupo trabalha principalmente na área experimental, cedida pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM), parceiro do grupo, localizado no bairro da Violeira. Nesse local acontecem as atividades práticas, onde plantamos, colhemos, manejamos e estudamos diferentes sistemas agroflorestais em variados estágios sucessionais. Esse ambiente gera uma grande quantidade de informações e inúmeros aprendizados para os integrantes do grupo, conferindo o forte caráter prático do grupo.
Oferecemos periodicamente cursos, mini-cursos e oficinas sobre a temática Agrofloresta, capacitando e difundindo as técnicas agroflorestais pela região. Organizamos também grupos de estudo, onde aprofundamos em algum tema que seja de necessidade do grupo, na tentativa de fortalecer também a teoria e a capacidade crítica dos integrantes do Apêti.
Outra atividade essencialmente prática realizada pelo grupo são os mutirões nas propriedades de dois agricultores familiares da Zona da Mata, um no município de Divino e outro no município de Pedra Dourada. Nesse ambiente trabalhamos lado a lado com os agricultores, pois alem de contribuir para das demandas dos mesmos, é nesse momento que conseguimos identificar os verdadeiros entraves no dia-a-dia do campo, buscando e trocando de forma participativa, soluções aplicáveis para as suas realidades.
Nossas reuniões acontecem todas as terças-feiras as 18h30, na Casa da Transição, e são abertas a quem quiser chegar e participar!





Observatório Sociocultural dos Movimentos Sociais


O Observatório Sociocultural dos Movimentos Sociais da Zona da Mata Mineira possui o objetivo de mapear e sistematizar diferentes registros sobre os movimentos sociais que atuam nesta região, bem como a produção gerada nessa interação.  Os Movimentos vinculados ao Observatório são: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o grupo pela diversidade sexual Primavera nos Dentes, a Marcha Mundial das Mulheres, os Sindicatos dos trabalhadores Rurais (STR’s), as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e o Movimento Estudantil da Universidade Federal de Viçosa, representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário